Associação entre excesso de peso, atividade física e comportamento sedentário em adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.33233/rbfe.v12i5.3343Abstract
Nosso objetivo foi estabelecer o estado nutricional, nível de atividade física (NAF), comportamento sedentário de adolescentes e associar estas variáveis com sexo, tipo de escola e nível sócio familiar (NSF). Estudo transversal desenvolvido com uma amostra de 188 escolares de ambos os sexos do ensino médio de uma escola privada e uma pública em Mossoró/RN. Foram medidos peso e estatura para o cálculo do índice de massa corporal (IMC), aplicação do questionário Lista de Atividade Física, incluindo duas perguntas sobre atividades sedentárias e o questionário de NSF. A análise estatística foi feita através do teste qui quadrado e teste t. A média de idade dos participantes foi 15,4 ± 1,2 anos, dos quais 92 (48,9%) do sexo masculino e 96 (51,1%) do feminino. Observou-se prevalência de inatividade física em 36,2% dos casos, sendo mais frequente nos meninos, mas sem associações significantes. Houve associação entre inatividade física e NSF elevado, entre excesso de peso com sexo masculino, indivíduos de escola privada e NSF mais alto e entre inatividade física com excesso de peso. Concluiu-se que o excesso de peso esteve fortemente associado com adolescentes do sexo masculino, indivíduos fisicamente inativos, que estudam em escola privada e com NSF mais elevado.
Palavras-chave: excesso de peso, escola, inatividade física, adolescentes.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms: Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine; Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal; Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg, in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase impact and citation of published work (See The Effect of Open Access).