Avaliação da potência anaeróbia em velocistas de 100 e 400 metros da cidade de Americana/SP por meio do RAST
DOI:
https://doi.org/10.33233/rbfe.v12i2.3323Abstract
Objetivo: Avaliar a potência anaeróbia em velocistas de 100 e 400 metros de uma equipe de atletismo por meio do teste RAsT. Material e métodos: Foram avaliados quatro atletas do sexo masculino. Foram determinadas as potências máxima, mínima, média e o índice de fadiga. Resultados: Os valores de potência máxima do grupo de 100 metros (g100) e do grupo de 400 metros (g400) foram 778,9 ± 19,8 watts e 640,5 ± 19,75 watts. A potência média foi de 655,90 ± 35,36 watts para o g100 e 613,0 ± 14,10 watts para o grupo g400. A potência mínima obteve valores de 559,70 ± 7,50 watts e 596,5 ± 14,85 watts para os grupos g100 e g400. O índice de fadiga foi 7,44 ± 0,52 watts/s para o g100 e 1,5 ± 0,6 watt/s para g400. Entre os valores de índice fadiga, em valores percentuais, os resultados foram de 28,13 ± 0,86% para g100 e de 6,88 ± 0,55% para g400. Conclusão: Este teste pode ser aplicado para avaliar a potência e o índice de fadiga em atletas de velocidade curta devido í especificidade do movimento que é realizado tanto durante essas provas quanto na realização desse teste.
Palavras-chave: potência anaeróbia, RAST, atletismo, velocistas.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms: Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine; Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal; Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg, in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase impact and citation of published work (See The Effect of Open Access).